Eventos AGE

 

 

 

Logo Geração Educadora

 

CONVITE:


PROJETO HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E IMAGINÁRIO  - HEI:  " PIONEIRISMO DAS ESCOLAS AGRUPADAS SANTA  TEREZINHA -  !ª ESCOLA MUNICIPAL DE JAÇANÃ: HOMENAGEM ÀS PROFESSORAS PIONEIRAS - 60 ANOS DE HISTÓRIA."

DATA:              17 de setembro de 2016 (Sábado).
HORÁRIO:       Às 14h 30min ( duas horas e meia da tarde).
LOCAL: IGREJA SANTA TEREZINHA DE JAÇANà (Salão de Festas).
ENDEREÇO:    Avenida Guapira, 2055. Jaçanã - São Paulo - SP.

PROGRAMAÇÃO


1- ABERTURA. Apresentação de síntese da PESQUISA: A CRIAÇÃO DO ENSINO MUNICIPAL DE SÃO PAULO E AS PROFESSORAS PIONEIRAS DE JAÇANÃ. - Alcides Ribeiro J. da Silva e Elisabete Rossetto da Silva.

2- DANÇA: "O Menino Maluquinho". - Coreografia de  Taíra Vasconcelos.

3- POESIA E CONTAÇÃO DE HISTÓRIA DRAMATIZADA: "A lição da Mestra Pioneira". - Maria Miranda.

4- HOMENAGENS ÀS PROFESSORAS PIONEIRAS DAS ESCOLAS AGRUPADAS SANTA TEREZINHA, DE JAÇANÃ: apresentação, depoimentos das educadoras pioneiras, encontro de gerações (ex-alunos, alunos e educadores atuais, membros da comunidade, performances do público, etc.) e entrega de símbolo de gratidão da comunidade e da AGECEC.

5- Apresentação do CORAL ANOS DOURADOS (CRI-ZONA NORTE). - Professora/Coordenadora Iara Veiga Santos.

6- EXPOSIÇÃO: FOTOGRAFIAS: Professoras Pioneiras da  década de 1950, Edson Rodrigues, alunos, Escola etc, Jaçanã - 156 anos. INCENTIVO À LEITURA: SEBO AGE; doação, troca e venda de livros usados.


NOTAS INFORMATIVAS


A)  No ano de 1947, o Instituto Pio X, dos camilianos, construiu duas salas de aula para crianças pobres no terreno da Igreja Santa Terezinha.
B) De comum acordo entre o Instituto e a Igreja, a administração da "escolinha" ficou sob a responsabilidade do PADRE MIGUEL FERNANDES, do Centro de Assistência Social Santa Terezinha.
C) Dez anos depois da criação das duas salas de aula, funcionavam na "escolinha": 22 classes, em 12 salas de aula (a maioria  barracões de madeira), em dois períodos, com um total de 800 alunos.
D) Em 4 de fevereiro de 1956, pelo Decreto nº 3069, o Prefeito Agenor Lino de Matos criou o GRUPO MUNICIPAL DE ENSINO PRIMÁRIO DE JAÇANà, mas, como logo depois deixou o governo municipal para assumir o cargo de  Senador da República, não conseguiu  implantar o Ensino Municipal de Paulo - responsabilidade que coube ao seu vice, WLADIMIR DE TOLEDO PIZA que, depois de assumir o cargo de prefeito, nomeou como Secretário de Educação Henrique Richetti e convocou professores normalistas para a missão de ajudar na implantação da escola municipal paulistana. OS PIONEIROS DO ENSINO MUNICIPAL foram bem sucedidos, apesar das grandes dificuldades encontradas. No dia 25 de agosto de 2016, saiu a PRIMEIRA LISTA DE PROFESSORES MUNICIPAIS  NOMEADOS.
E) Em 1956, a Prefeitura assumiu as classes que existentes na Igreja Santa Terezinha - que foram denominadas Escolas Agrupadas Santa Terezinha que, no ano de 1968 foram transferidas para um prédio novo, de alvenaria, localizado na Rua Philadelfo Gouveia Neto, 131 - Jaçanã. No ano de 1972, receberam o nome de ESCOLA MUNICIPAL DE PRIMEIRO GRAU EDSON RODRIGUES - em homenagem ao jovem Instrutor de Fanfarras, assassinados por bandidos em 23 de abril de 1972.
                                                                                         ***   

 

 

Homenagem a Professoras Pioneiras do Ensino Municipal de São Paulo em Jaçanã

 Realizado em 14/09/2013 (sábado), das 9h às 12h

Local: Salão da Igreja Santa Terezinha (Av. Guapira)

Leia mais

Foto Homenagem a Professores do Jaçanã